Os recorrentes recordes de produção e exportação do agronegócio têm puxado os bons números da economia do Paraná, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Ele participou, nesta terça-feira (6), do Show Rural Coopavel, evento que abre o calendário das feiras agropecuárias brasileiras e reúne, em Cascavel (Oeste), inovações e tecnologias voltadas ao agronegócio. São 600 empresas expositoras.
O setor foi o grande responsável pelo crescimento de 6,9% Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná nos três primeiros trimestres de 2023. Na agropecuária, o Valor Adicionado Bruto (VAB), que difere do PIB apenas pela não incorporação dos impostos, cresceu 34,89%, como resultado principalmente da safra recorde de grãos. O Estado também tem 34 municípios no clube do bilhão do Valor Bruto de Produção Agropecuária.
Esse resultado também influencia nas exportações, com a Portos do Paraná batendo recorde de movimentação, com mais de 60 milhões de toneladas exportadas pelo Porto de Paranaguá em 2023, primeira vez da história nesse patamar.
O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, salientou que o evento ajuda a calibrar o futuro do agronegócio paranaense e brasileiro.
O Deputado Estadual Luís Corti integrou a comitiva do Governador Ratinho Junior.
Comentários: