Em ato realizado na sala de reuniões da Prefeitura Municipal na tarde desta quinta-feira, 21 de março de 2024, a Prefeita Leila da Rocha oficializou o funcionamento das câmaras de monitoramento em São Jorge d’Oeste.
Participaram do ato, a Prefeita Leila, o vice-Prefeito Vanderlei Trevelin, o vereador Moacir Costa e Silva, o presidente do Conseg – Conselho Comunitário de Segurança – Elson Carniel, a Drª Paula Wisniewski - delegada da Polícia Civil, o cabo Alexandre Bortoloti – comandante do destacamento da Polícia Militar em São Jorge do Oeste, policiais militares, secretários da administração e os representantes da empresa que fez a instalação do sistema no município.
O município contratou 74 câmaras de monitoramento de alta definição de imagem, que foram instaladas em pontos estrategicamente estudados na sede e no interior, nas escolas da rede municipal e demais órgãos públicos.
O sistema conta também com o dispositivo do “Botão de Pânico”, que pode ser acionado sempre que for registrada qualquer situação de risco nas escolas, oferecendo maior segurança aos alunos e professores.
A Prefeita Leila optou por alterar o projeto original que previa a compra dos equipamentos, pela contratação dos serviços, cuja empresa vencedora da licitação fica responsável pela manutenção e troca de câmaras caso seja necessário. O investimento mensal pelo serviço gira em torno de R$15.000,00 (quinze mil reais) por mês.
O equipamento está interligado com pelo menos quatro municípios da microrregião, onde a empresa presta o serviço. Com isso será possível acompanhar em tempo real a fuga de infratores que por ventura cometam algum delito da cidade ou interior, e mobilizar as equipes policiais para deter os infratores.
A central está localizada no destacamento da Polícia Militar que ficou responsável pelo monitoramento. As imagens podem ser compartilhadas para a Secretaria de Segurança Pública, caso seja solicitado em investigações mais complexas, uma vez que o sistema oferece o dispositivo de reconhecimento facial.
A Prefeita Leila da Rocha disse que esta é uma grande conquista da população que vai contar com uma ferramenta a mais na segurança pública.
Comentários: