O Paraná deve conseguir aumentar a produção de trigo na safra de 2024 mesmo com uma redução de mais de 20% da área plantada. A expectativa do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), é de que o estado colha 3,8 milhões de toneladas de trigo este ano - 2% a mais que na safra anterior.
Um dos principais motivos para as boas expectativas para a safra é a previsão do tempo. Diferente de outras regiões do país, todo trigo produzido no Paraná é consumido no próprio estado.
O engenheiro agrônomo e produtor de trigo Fredy Nicolas Biersteker explica que em 2023 houve muita chuva na colheita, enquanto as culturas de inverno - como o trigo - gostam de clima mais seco e frio.
“Este ano, pela tendência de o inverno ser mais seco, temos uma boa expectativa de safra tanto em termos de qualidade quanto de produtividade. Tendo melhor qualidade, melhora o preço e aumenta a produtividade, porque quando chove esses dois fatores são prejudicados”, complementa.
Comentários: