Difusora FM São Jorge Do Oeste

Notícias/Agro

Com ajuda do tempo seco, produção de trigo deve crescer em 2024 mesmo com queda da área plantada

Estado deve colher 3,8 milhões de toneladas de trigo este ano

Com ajuda do tempo seco, produção de trigo deve crescer em 2024 mesmo com queda da área plantada
RPC
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Paraná deve conseguir aumentar a produção de trigo na safra de 2024 mesmo com uma redução de mais de 20% da área plantada. A expectativa do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab), é de que o estado colha 3,8 milhões de toneladas de trigo este ano - 2% a mais que na safra anterior.

Um dos principais motivos para as boas expectativas para a safra é a previsão do tempo. Diferente de outras regiões do país, todo trigo produzido no Paraná é consumido no próprio estado.

O engenheiro agrônomo e produtor de trigo Fredy Nicolas Biersteker explica que em 2023 houve muita chuva na colheita, enquanto as culturas de inverno - como o trigo - gostam de clima mais seco e frio.

“Este ano, pela tendência de o inverno ser mais seco, temos uma boa expectativa de safra tanto em termos de qualidade quanto de produtividade. Tendo melhor qualidade, melhora o preço e aumenta a produtividade, porque quando chove esses dois fatores são prejudicados”, complementa.

FONTE/CRÉDITOS: G1 Paraná
Comentários:

Veja também