Difusora FM São Jorge Do Oeste

Notícias/Dengue

Prefeituras assinam decretos de emergência para dengue

Esta decisão pode facilitar a compra de insumos para as campanhas

Prefeituras assinam decretos de emergência para dengue
Ilustrativa
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Prefeitos de vários municípios do Sudoeste do Paraná estão assinando os decretos reconhecendo a situação de emergência para dengue. Há cerca de duas semanas, o secretário estadual Beto Preto, da Saúde, assinou decreto declarando situação de emergência no Paraná.

Vários municípios da região estão decretando situação de emergência devido à dengue. O Governo do Estado já decretou situação de emergência para dengue há cerca de duas semanas. Esta decisão pode facilitar a compra de insumos para as campanhas contra o mosquito transmissor do vírus.

A chefe da 8ª Regional de Saúde, Nadia Zanella, diz que as prefeituras de Realeza, São Jorge D´Oeste, Dois Vizinhos e Santa Izabel do Oeste já assinaram decretos.

A região de Francisco Beltrão, abrangida pela 8ª Regional, ocupa o terceiro lugar no Paraná em número de casos da doença, com mais de 15 mil.

Os municípios com os maiores números de casos são Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Salto do Lontra, Nova Esperança do Sudoeste, Santa Izabel do Oeste, Realeza, Ampere, Capanema e Santo Antônio do Sudoeste. Algumas mortes já foram confirmadas de pessoas que tiveram complicações durante o tratamento da doença.

Nadia diz que a tendência ainda é de subida da curva de casos de dengue na região. Mesmo assim, as prefeituras têm

feito ações de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus.

A recomendação às pessoas, neste momento, é: colocar telas nas janelas para impedir a entrada do Aedes, uso de repelentes, usar roupas mais compridas; remover possíveis criadouros do mosquito, nos domicílios e empresas, e procurar o médico em caso de suspeita de contrair a doença.

Três camionetas de fumacê pesado da Secretaria de Estado da Saúde estão realizando a pulverização de um químico de combate ao mosquito Aedes aegypti nas cidades de Capanema (duas camionetas) e Salto do Lontra (uma). Os veículos já passaram realizando a pulverização nas cidades de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Santa Izabel do Oeste.

O próximo município que receberá o fumacê será Santo Antônio do Sudoeste.

FONTE/CRÉDITOS: Jornal de Beltrão
Comentários:

Veja também