O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), vai promover a 18ª Reunião Ordinária do Grupo R-20 no próximo dia 7 de março (quinta-feira), no Teatro do Sesc da Esquina, das 8h às 17h30.
A reunião, que é aberta ao público, marca a continuidade das ações do grupo, desta vez com ênfase em logística reversa, economia circular, educação ambiental, tratamento de chorume, PERS-PR e marco regulatório do saneamento. Na reunião realizada no ano passado, foi definido um calendário de encontros frequentes a fim de discutir e avaliar as ações referentes a gestão de resíduos sólidos urbanos.
O Grupo R-20 é um órgão consultivo formado por representantes dos 399 municípios e dos Consórcios Intermunicipais de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos das 20 regiões do Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS/PR). A divisão em 20 regiões do Paraná visa facilitar a execução do PERS/PR e as ações regionalizadas e descentralizadas.
As temáticas abrangidas nas plenárias estaduais envolvem destinação adequada dos resíduos sólidos, a educação ambiental, coleta seletiva, inclusão social de catadores, logística reversa, pesquisa, ensino, extensão, disposição final de rejeitos e consórcios.
Durante a manhã destacam-se as discussões sobre o PERS-PR e o Novo Marco Regulatório do Saneamento e três cases de sucesso na gestão de RSU: Programa Municipal de Educação Ambiental contido no Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos de Londrina e Família ECO, Termo de Referência para Licitação de projeto de Comunicação de Campo Largo e tratamento de chorume de Foz do Iguaçu.
À tarde serão discutidos Planos de Logística Reversa para baterias de chumbo-ácido, lâmpadas fluorescentes, pneus inservíveis, embalagens vazias de agrotóxicos e logística reversa de plásticos de difícil reciclabilidade.
Comentários: